CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA DA FACEDI/UECE: PERCEPÇÃO DOS MONITORES

MARIA GLAUCILENE SOUSA VASCONCELOS

Co-autores: JEFERSON ALVES MOURA e ANTONIO TELES DE MENEZES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) visa oportunizar aos licenciando a desenvolverem atividades que os possibilitem um aperfeiçoamento no processo de formação acadêmica. A monitoria de Biologia Celular e Bioquímica é uma atividade que apoia a construção dos processos de ensino-aprendizagem de disciplinas inicial do curso de Biologia além de promover a preparação para a formação docente, compreendendo atribuições auxiliares relativas à atividade acadêmica, sob a supervisão de um professor. Assim, objetiva-se investigar a contribuição que a monitoria de Biologia Celular e Bioquímica proporciona segundo os monitores vigentes dos anos 2011 a 2016 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACEDI. Com isso, foi delineada uma pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo para elaborar categorias que subsidiaram a análise dos dados obtidos com o questionário de quatro perguntas subjetivas, aplicado aos cinco monitores das disciplinas em questão. Dessa forma, foi perguntada a opinião sobre o papel da monitoria no espaço acadêmico, sendo obtidas as categorias: Executar atividades da docência; despertar a prática da pesquisa cientifica; contribuição para o aprendizado dos alunos; formação de qualidade da disciplina; formação profissional; ajudar o professor supervisor. Estas apareceram uma vez na primeira, segunda, quarta e sexta categoria e duas vezes na terceira e quinta categoria. Foi questionada a importância da monitoria de Biologia Celular e Bioquímica para os monitorando, sendo construídas cinco categorias: facilitar a assimilação dos conteúdos; bom desempenho nas disciplinas; solidificação do futuro docente de biologia; diversificar a explicação do conteúdo para melhor assimilação; possibilidade de maior interação entre os alunos. A primeira ocorreu três vezes, e da segunda a quinta categoria houve frequência de uma vez. Indagou-se sobre o que levou estes licenciandos a participarem do PROMAC, as categorias levantadas foram, acesso a novos conhecimentos; enriquecimento do currículo acadêmico; qualificação profissional docente; identificação com a disciplina; aproximação e enfrentamento de desafios da pratica docente; vivenciar novas experiências. Estas apareceram na segunda e na quarta categorias duas vezes, na primeira e terceira categoria ouve incidência de três vezes e na última duas vezes.  Por fim, foi perguntado se a monitoria de Biologia Celular e Bioquímica contribuiu ou contribui para a formação dos investigados quanto profissionais docentes, nesta todos os sujeitos da pesquisa ressaltaram que a monitoria contribui e contribuiu na formação deles. Assim, foram construídas as seguintes categorias: ampliação dos conhecimentos; inserção na dinâmica pedagógica; desenvolvimento da escrita e pesquisa cientifica; ganho de experiência docente. Estas se apresentaram, duas vezes na primeira categoria, uma na segunda, e três vezes na terceira e na quarta. Com estes resultados, observa-se que a monitoria é importante tanto para os monitores como para os monitorando, que buscam uma ajudar mais próxima deles. Ainda, é visto que os monitores tiveram aproveitamento de sua vigência de monitoria, pois eles conseguiram perceber a contribuição desta em sua vida acadêmica, os possibilitando terem visão ampla da docência, além de perceberem que ela contribuiu na escrita de trabalhos científicos, fazendo os mesmos adquirirem novas experiências que os fizeram aperfeiçoar a prática docente.