HIGIENE ÍNTIMA E CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DST ATRAVÉS DO LÚDICO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE URUBURETAMA

ARIEL PEIXE XIMENES

Co-autores: ANA LÍVIA DA SILVA BRAGA, MARIA LÍDIA BARROSO RODRIGUES e MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Subprojeto vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o PIBID-Bio/FACEDI, tem como objetivo a inserção dos bolsistas na realidade do ambiente escolar no contexto da pesquisa como elemento formativo, possibilitando a atuação e o conhecimento da rotina dos professores em exercício nessa realidade. Desse modo, o PIBID-Bio/FACEDI, no ano de 2015, abordou a Educação em Sexualidade a partir da perspectiva da educação não formal, o que provocou inúmeras reflexões acerca da importância das atividades lúdicas no ensino de Ciências e Biologia e, mais especificamente, na abordagem a temas referentes à saúde e sexualidade. Tendo em vista os temas Higiene Íntima e conscientização sobre as DST e com base nos relatos e vivências das bolsistas de iniciação à docência (ID), o objetivo desse trabalho é avaliar o sucesso da transposição de atividades executadas no PIBID-Bio/FACEDI para escolas do interior do município de Uruburetama. Partindo da observação e participação nesse projeto, foi possível notar o êxito nas atividades, e assim as bolsistas ID sentimo-nos provocadas para trazer o tema e a metodologia abordada, para execução em outras escolas, como a escola Monsenhor Antero José de Lima, no interior de Uruburetama, da qual partiram as análises e execução do questionário e das atividades, proporcionando uma rica experiência. A atividade foi realizada de forma dinâmica com a interação dos alunos, de acordo com a leitura de algumas frases que relatavam o tema abordado, e faltava o complemento da frase, os alunos atuavam completando as frases com as alternativas sugeridas, o que despertou sua atenção e interesse para os assuntos que estavam sendo trabalhados. Concluímos assim que com a execução dessa atividade, obtivemos uma experiência que corrobora com a eficácia de jogos e estratégias didáticas diferenciadas, na aprendizagem dos conteúdos pelos alunos, aumentando ainda sua participação e interação. A experiência nos fez refletir, como futuros professores de Ciências e Biologia, na importância da utilização desses recursos.