A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO PARA A PESQUISA E AUTONOMIA NA SALA DE AULA: O QUE OS DOCENTES APRENDEM?
Autora: Karine Kévine da Rocha Sousa
Co-autora: Lara Crisley Alves Domingues
O presente estudo integra o projeto de pesquisa impactos da gestão e da formação na aprendizagem da docência: autonomia e desenvolvimento profissional nos anos iniciais. Como objetivo geral, buscamos investigar os cenários da prática pedagógica nos anos iniciais, tendo o professor que foi bolsista de pesquisa na formação inicial, enquanto sujeito ativo na reflexão sobre os aspectos da gestão e dos programas de formação presentes na cartografia da sala de aula, considerando as implicações à sua autonomia na aprendizagem da docência. Como objetivos específicos o estudo procurou identificar os elementos que sinalizam a autonomia dos professores e caracterizar os modos de interação da formação para a pesquisa com as práticas pedagógicas, tendo em vista os saberes construídos a partir dos desafios e contradições em sala de aula. Os conceitos de ensino distinto da pesquisa, pesquisa colaborativa e as diferentes acepções da profissão de professor advindas dessas abordagens no contexto das reformas educacionais e dos programas de formação docente dos anos iniciais constituem abordagens teóricas norteadoras dessa pesquisa. Enquanto pesquisa qualitativa (MINAYO, 2010), na primeira etapa da pesquisa de campo fizemos um levantamento de dez professores, por meio de questionários e na segunda etapa, selecionamos quatro professores interessados em aprofundar o assunto por meio de reflexões escritas sobre cenas da sala de aula e conversa coletiva. De acordo com os dados coletados, a autonomia é construída no embate dos argumentos, quando o professor apreende os desafios como "oportunidades de aprendizagem". A troca de saberes, os estudos e questionamentos que nascem dos problemas da sala de aula são características da postura investigativa que os professores constroem no seu desenvolvimento profissional. Os resultados desse estudo conduzem a essa compreensão do professor que pensa a forma e o conteúdo do seu ofício. As reflexões sobre as cenas da sala de aula evidenciam que a variação do grau de autonomia oscila consideravelmente dependendo das concepções que os setores da gestão e da formação têm sobre a função do professor no sistema educacional. Percebemos que a formação inicial para a pesquisa cumpre seu papel quando se enfatiza a formação do docente que questiona, investiga e reflete criticamente a realidade da prática pedagógica.
Palavras-chave
Formação docente - autonomia - ensino e pesquisa