O ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O INÍCIO DA VIDA SEXUAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE QUIZ

MARIA LÍDIA BARROSO RODRIGUES

Co-autores: TALITA DE MESQUITA CARNEIRO, JÉSSYKA MELGAÇO RODRIGUES e ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI, que está vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) insere os bolsistas de iniciação à docência (ID) no ambiente escolar, para que possam vivenciar a rotina de um educador, à qual futuramente será também a sua, por meio de observações, estudos e atividades práticas.  É por meio dessa vivência que podemos analisar nossas facilidades e dificuldades enquanto professores em formação. No ano de 2015, o PIBID-Bio/FACEDI trabalhou, especialmente, com a temática sexualidade mediante uma abordagem não formal dentro de unidades escolares em Itapipoca - CE, com três escolas parceiras do programa. Partindo disso, o presente trabalho objetivou descrever a vivência docente ocorrida quando um grupo de bolsistas elaborou e aplicou para alunos da E.E.F.M Anastácio Alves Braga um questionário, em formato de quiz, intencionando esclarecer suas compreensões sobre a primeira relação sexual, que se perpetuam equivocadamente pelo pouco conhecimento sobre o assunto. A atividade foi realizada no pátio da escola, no dia 28 de setembro de 2015, nos intervalos entre as aulas, programadas no currículo escolar, nos períodos da manhã e da tarde. Inicialmente, os estudantes foram divididos em dois grupos. Logo após, os bolsistas que dirigiram a atividade entregaram uma placa para os grupos, cada uma contendo as palavras "VERDADE" e "MITO", que seriam utilizadas pelos alunos para classificar as informações/situações apresentadas pelos IDs, segundo sua veracidade ou não. No decorrer da atividade, foi notório o quanto o tema despertou o interesse e possibilitou a socialização dos estudantes, como também foi perceptível a grande quantidade de dúvidas que os alunos têm acerca da temática sexualidade. Concluímos, então, que esta atividade foi uma experiência positiva para os envolvidos. De um lado, os alunos adquiriram novos conhecimentos em relação ao tema mediante uma atividade lúdica e descontraída. Do outro, os futuros docentes puderam adentrar no ambiente escolar, se familiarizar com os aspectos físicos e funcionais da escola e assumir o papel de educadores que prezam pela formação integral de cidadãos críticos e reflexivos.