No que se refere à formação acadêmica de um licenciando em Ciências Biológicas, não basta que o mesmo conheça apenas os conceitos de ciência, mas também o porquê dos estudos desses conceitos. Nessa perspectiva, procura-se estabelecer a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos acadêmicos de licenciatura, que são vinculados à Universidade Estadual do Ceará (UECE) e estão atuando como bolsistas de iniciação à docência (BID) no subprojeto da Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI), desde 2014. O objetivo deste trabalho foi averiguar a contribuição do estudo de textos sobre Natureza da Ciência (NdC) para a formação de bolsistas de iniciação à docência do PIBID-Bio/FACEDI. Como uma das atividades a ser desenvolvida no trimestre Abril/Maio/Junho, aos BID foram repassados artigos sobre NdC para que estes efetuassem a sua leitura seguida da produção de resenhas relativas a cada trabalho lido. Os textos foram discutidos inicialmente na Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, localizada no município de Itapipoca - CE, sob a orientação dos supervisores do subprojeto e que eram professores desta escola, e, posteriormente, discutidos nas reuniões gerais junto com todo o grupo PIBID-Bio/FACEDI, sob a coordenação dos coordenadores de área do subprojeto, sendo que a cada semana os BID e os supervisores de cada escola parceira ficavam responsáveis pela apresentação de três ou mais textos nos encontros gerais, para engatilhar e fundamentar a discussão do grupo sobre Natureza da Ciência. Os artigos estudados sobre Natureza da Ciência (NdC), tratavam a ciência não como uma ciência exata, como é o conhecimento matemático, e muito menos construída por crenças, mas uma ciência vista como um saber mutável, que sofre mudanças ao longo dos anos, baseadas em estudos de cunho científico. Pode-se perceber, como resultado dessa atividade, o desenvolvimento dos futuros docentes ao possibilitar a eles que percebam a importância de se compreender a NdC e que o entendimento dessa temática possa levá-los a despertar seu senso crítico e formá-los como pesquisadores da seara da ciência. Assim, pode-se dizer que o PIBID-Bio/FACEDI vem colaborar com os BID para a sua formação crítica.