A NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O RACIOCÍNIO ANALÓGICO COMO ELEMENTO MODELADOR DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

FRANCISCO ALVES SANTOS

Co-autores: FRANCISCO HÉLIO COELHO DE LIMA e ISABEL CRISTINA HIGINO SANTANA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A escola como espaço de representação de saberes, consiste em locus de produção e reprodução do conhecimento científico. Todavia o ensino destes saberes apresenta-se de modo pronto e acabado ao aprendiz, este por sua vez, acaba por desconhecer as "ferramentas" ora utilizadas na produção do conhecimento.  Deste modo, o presente estudo objetivou evidenciar a importância do uso do raciocínio analógico como instrumento construtor e modelador de conceitos científicos, presentes na história da ciência. Para tanto foi realizado uma analise em coleções didáticas adotadas por duas escolas da rede regular estadual de ensino médio do município de Itapipoca, interior do estado do Ceará. Para evidenciar a presença do raciocínio analógico na construção do conhecimento científico, narrada pelos livros didáticos utilizados, outrossim foi combinado a estes dados uma analise bibliográfica em trabalhos acadêmicos no tocante ao ensino de Biologia e Ciências para o uso de analogias nas práticas de ensino. A partir da analise foi possível observar nas coleções a presença de narrativas em que o raciocínio analógico surge como elemento construtor de conceitos e técnicas para o campo científico, exercendo funções comunicativa, heurística, investigativa e na construção de hipóteses. Todavia diversos teóricos como (KLEIN (1987); FERRAZ e TERRAZZAN (2002;) RIGOLON (2008)) salientam o seu uso como elemento modelar dos saberes científicos nas práticas de ensino. Assim, ponderar sobre a abordagem da natureza das ciências, e a construção do conhecimento cientifico, em livros didáticos vem permitir problematizar o processo de ensino. Contudo esta analise revelou a importância e recorrência do uso do raciocínio analógico para a formulação de teorias, e elaboração de conceitos, permitindo repensar o uso de analogias em aulas de Ciências e Biologia.