IDENTIDADE DOCENTE: AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE BIOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PERFIL DOCENTE.

STEVE ALLEN DAVI DE LIMA

Co-autores: XEÊNA DAVID DE LIMA, JOSÉ ALISSON MOTA PINTO, FRANCISCO GUTEMBERG MOREIRA DE LIMA, MARIA LUCIETE DOS SANTOS RAMOS e ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A identidade profissional docente pode ser definida como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e está intimamente ligada com as transformações sociais e culturais construídas ao longo do tempo. O objetivo deste resumo foi identificar as contribuições do PIBID que colaboram com a construção de características que compõem o perfil do professor na atualidade e como essas contribuições influenciam direta ou indiretamente no enfrentamento das diferentes etapas que o professor atravessa durante o período inicial da carreira docente. O presente resumo consiste em um relato de experiência escrito com base nos registros e reflexões feitas a partir de experiências vivenciadas por um graduando de licenciatura em Ciências Biológicas como bolsista de iniciação a docência, durante a execução de um curso de educação em sexualidade ministrado em uma escola da rede pública municipal de Itapipoca, no estado do Ceará, durante o segundo semestre de 2014. Diante de tais vivências pode-se concluir que a identidade profissional docente é construída a partir do real significado que a sociedade atribui à determinada função. É através do intenso processo de reflexão e constante revisão das tradições, das práticas e teorias de determinadas atribuições que o fazer da profissão se constitui. Para Pimenta (2000) é a partir das próprias reflexões de cada profissional docente, de sua valoração, da sua percepção do mundo, das relações com o meio e da própria representação dos reais saberes docentes, que o perfil do professorado é construído. Nesse processo de acompanhamento, desenvolvimento e reflexão de tais atividades é que se percebe a importância do PIBID na formação de futuros professores. Para o desenvolvimento de competências e responsabilidades pelo futuro docente, o PIBID surge como uma iniciativa para o aperfeiçoamento e valorização da formação de professores para a educação básica.