PRÁTICAS LABORÁTORIAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA: CONTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTIFICO INVESTIGATIVO

LEIDE DAYANA CAPISTRANO DE FREITAS

Co-autores: LEIDE DAYANA CAPISTRANO DE FREITAS, THAIS HELENA MOREIRA SOUSA e AMANDA ARAGÃO ÁVILA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Durante muito tempo, o ensino de Ciências no cenário das instituições de ensino se resumia em aulas meramente tradicionais, com conteúdos imensos e apenas teoria não existia a associação entre o meio natural e os conteúdos estudados em sala, a grande preocupação, no entanto seria o que o educador como o centro, repassava para os educandos e os mesmos aprendiam em forma de memorização, um ensino conhecido como magistrocêntrico e que não se trabalhava o intelectual, o estimulo a investigação e a associação entre a teoria e a prática. Entretanto, muitas reflexões começaram a serem feitas a respeito de atividades práticas em laboratórios nas aulas de Biologia, e mudando assim a visão tradicionalista objetivando o entendimento nesta disciplina, tornando as aulas mais atrativas e trabalhando a parte cientifica investigativa dos alunos. Com base nessa ideia, este estudo procurou averiguar a ocorrência de aulas práticas nas aulas de Biologia e de como o docente consegue trabalhar as práticas de laboratório sob os conteúdos propostos nas aulas. Vale ressaltar pontos fundamentais que contribuiu para esta pesquisa como: a existência de um laboratório na escola, se o mesmo é usado e se dispõem de materiais para as práticas, se o docente faz o uso do laboratório e se os discentes gostam e aprendem com as aulas. Esses pontos destacados aqui mostram a uma parte real das aulas e da instituição de ensino onde foi feita a pesquisa, sendo que não basta ter apenas o laboratório ou a boa preparação e disposição de um professor tem que ter recursos e planejamento. Esta pesquisa é de caráter investigativo com base em depoimentos de professores da disciplina de Biologia da Escola EEFM Nossa Senhora da Assunção localizada no distrito de Assunção no Município de Itapipoca com ênfase em revisões bibliográfica como complemento de ideia. Procurou-se observar e averiguar se existia ou não um laboratório a ocorrência de uma aula prática, logo em seguida foram feitas algumas perguntas direcionadas aos docentes e no decorre das respostas foram escritas e anexadas neste trabalho. Diante dos resultados, observou que mesmo a boa vontade de um professor e a disponibilidade de um espaço ainda há muito que se melhorar e uma dessas questões são dar uma importância a mais a essas aulas.