A literatura pode ser uma grande aliada na aprendizagem das crianças. As historias, além de mexer com o imaginário, influenciam para que os alunos associem a leitura a algo agradável e prazeroso. Dessa forma, a leitura e contação de historias podem tornar-se atividades significativas para o trabalho com a leitura. Ao ingressar no curso de Pedagogia, tinha grandes expectativas sobre a prática docente e ao participar do Projeto de extensão Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca me encantei pela literatura infantil e passei a refletir sobre a prática docente, principalmente sobre o papel do professor como formador de leitores. Este trabalho, recorte de uma pesquisa monográfica, tem como objetivos específicos analisar, por meio de atividades significativas, as ideias que as crianças constroem sobre leitura e escrita, a contribuição da literatura para despertar o interesse leitor da criança e a influência do professor como mediador para a formação de leitores iniciantes. A pesquisa, respaldou-se em Coelho (2000), Garcez (2008 (1999) e Curto (2007) entre outros. Sendo realizada em uma escola pública do município de Itapipoca. Os sujeitos foram dez alunos do 2º ano do ensino fundamental, crianças de sete e oito anos de idade. A metodologia adotada assumiu as características de uma abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos a partir de atividades de leitura e contação de historias, com foco nos diálogos traçados com as crianças e em suas produções escritas. A análise aponta a contribuição da literatura infantil para construção de ideias das crianças sobre leitura e escrita; a ampliação do vocabulário e desenvoltura na oralidade e o papel do professor como mediador na interação da criança com a literatura. Por fim, observa-se que a contação e leitura de historias são práticas significativas e prazerosas e despertam nas crianças o gosto pela leitura, além de fornecer o desenvolvimento da escrita e oralidade.