Observa-se historicamente que considerável parcela dos alunos não possui afinidade com conteúdos da disciplina de Química que requeiram um tratamento matemático. Tal situação é reflexo, principalmente da falta de domínio dos conhecimentos básicos, que são o alicerce na construção e aquisição dos novos conhecimentos. No que se refere ao estudo da estequiometria, os alunos apresentam dificuldades com os cálculos matemáticos na resolução de problemas, mesmo em aplicações matemáticas simples como as quatro operações básicas e a regra de três. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado na extensão da EEM Luiza Bezerra de Farias em relação ao domínio matemático mínimo exigido na resolução de problemas que envolvam a estequiometria. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário na turma do 2º ano G, considerada crítica, pois vem apresentando baixo aproveitamento para os parâmetros avaliativos da escola. Verificou-se que uma considerável parcela dos alunos pesquisados apresentou sérias dificuldades no tratamento de situações que necessitavam dos conhecimentos básicos da matemática. Dos alunos pesquisados, 65% não responderam corretamente a questão que necessitava do conhecimento das quatro operações básicas, 75% dos alunos não solucionaram um problema que tratava da aplicação da regra de três simples. As principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram a interpretação, identificação e a organização das operações de matemática envolvida na resolução dos problemas. Desta forma acredita-se ser de extrema importância que se faça uma análise desta problemática, e se desenvolva um trabalho interdisciplinar com o professor de matemática e o professor de química, resgatando os conhecimentos básicos, contribuindo para que os alunos tenham um melhor aproveitamento dos conteúdos da química, como os estudos de estequiometria, assim como outras disciplinas e conteúdos que necessitem do tratamento matemático.