PROFESSOR DIRETOR DE TURMA E A PEDAGOGIA DO CUIDAR: EXPERIÊNCIA EXITOSA

JOÃO BATISTA RICARDO PINTO

Co-autores: MARIA DO SOCORRO ELIZABETE SOUSA, JOSÉ BRUNO LOPES DE FREITAS, MARILENE RODRIGUES DA SILVA NOGEUIRA e YARA LARISSA PACHECO CRUZ
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A educação pode transformar a vida de um indivíduo, direcionar ao caminho do conhecimento de mundo, vivências e realidades distintas. Entretanto, essa realidade se torna muitas vezes distantes, devido à dificuldade do aluno em acreditar em si próprio. Contudo, o ato do cuidar, a metodologia da afetividade, pode mudar essa situação, pode criar uma nova realidade, tanto para seus viventes, como para as futuras gerações. O Professor Diretor de Turma tem assumido esse importante papel, por ter como maior característica, cultivar os valores humanos em seus educandos, reconhecer a relevância que a educação tem em nossas vidas, a conscientização sobre a importância da estadia dos discentes na escola, e principalmente incentivá-los a se tornarem cidadãos ativos perante a sociedade, de entrar no mundo do trabalho e/ou continuar a sua vida estudantil. O presente trabalho tem por objetivo destacar as concepções da comunidade escolar sobre as principais mudanças ocorridas após o acompanhamento do professor diretor de turma no ano de 2015 até a presente data, na extensão da EEM Luiza Bezerra de Farias em Cemoaba. A partir da análise das concepções da comunidade escolar verificou-se uma melhora no acompanhamento individual, nas relações interpessoais, na frequência; houve também uma significativa diminuição da evasão escolar, e obtivemos um maior índice de aprovação. Tais fatores refletem diretamente na melhora significativa no processo ensino-aprendizagem. Diante dos dados levantados, percebe-se que o trabalho desenvolvido pelos professores diretores de turma foi uma experiência exitosa, sendo imprescindível a permanência do mesmo em anos posteriores para manutenção dos resultados satisfatórios obtidos.