OBSERVAÇÕES DE AULAS DURANTE A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DE UM BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID-BIO/FACEDI NO CONTEXTO ESCOLAR

DAVID DO NASCIMENTO OLIVEIRA

Co-autores: JÉSSYKA MELGAÇO RODRIGUES e ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

É indescritível o quanto a prática docente no processo de formação inicial é crucialmente importante, visto que é o momento em que o licenciando, ao adentrar no seu futuro campo de atuação, poderá ter notoriedade da realidade que se faz presente no espaço escolar. Neste sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), estabelece uma relação íntegra entre o licenciando e o ambiente educacional promovendo a iniciação à docência para alunos licenciandos, propiciando momentos formativos para integrar sua formação acadêmica. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem o propósito de relatar vivências formativas de um bolsista de iniciação à docência (ID) do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI, vinculado à Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, decorrentes das atividades de observação de aulas ministradas por uma professora-supervisora deste subprojeto e vinculada a instituição escolar pertencente à rede pública estadual de ensino, a E.E.M. Joaquim Magalhães (Itapipoca - CE). Importante mencionar que as observações de aulas aconteceram semanalmente, durante aproximadamente dois meses, fevereiro e março, do ano de 2016, período destinado ao desenvolvimento de várias atividades. Com o cronograma a ser seguido, organizado em reuniões periódicas, eu, bolsista ID, juntamente com minha supervisora, decidimos um dia específico, durante a semana, para que eu pudesse fazer o acompanhamento das regências das aulas. Então, compareci à escola, rigorosamente, nas manhãs das quintas-feiras, no horário de 07h às 08h40min, para realizar as observações das aulas de Biologia ministrada pelo supervisor que me orientava. Diante disso, pude perceber e analisar muitos acontecimentos do dia a dia agitado de uma professora por conta do desenvolvimento de sua prática docente, a partir da qual pude suscitar reflexões pertinentes sobre o fazer pedagógico que, por sua vez, é transpassado, a todo o momento, de dificuldades, possibilidades e aprendizagens diversas. São elas: (I) Uso de estratégias didáticas e/ou pedagógicas, na qual foi utilizada com o intuito de alargar a compreensão do assunto abordado em sala de aula; (II) Domínio de sala, como se portar diante dos estudantes; (III) Saber lidar com situações imprevistas, como por exemplo, assumir a responsabilidade de gerenciar duas turmas de alunos, simultaneamente, em espaços diferentes; (IV) Aprender a otimizar o tempo necessário para que a aula contemple os aspectos pensados num planejamento prévio; e, por último, (V) Conduzir atividades curriculares e extracurriculares. Desse modo, essa atividade desenvolvida no PIBID-Bio/FACEDI trouxe ganhos importantes para o aperfeiçoamento de minhas habilidades docentes, além de me estimular a desenvolver reflexões criticas concernentes às atividades vivenciadas.