LEITURA E ESCRITA: UM DESAFIO A SER SUPERADO NA TURMA DE 4º ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DOMINGOS GONÇALVES MUNIZ

JOSÉ ROMÁRIO CORDEIRO MATIAS

Co-autores: MAURO MICHEL EL KHOURI
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Ler e escrever são atividades essenciais ao desenvolvimento dos alunos, tanto acadêmico, como social. O presente estudo analisa as dificuldades enfrentadas no ensino de português, na sala de 4º ano, na Escola de Educação Básica Domingos Gonçalves Muniz, em Itapipoca-CE, além de refletir sobre a importância da produção textual no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. O estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa, descritiva, com questionário de seis questões, respondidos por quatro professoras. Conclui-se com o analisado dos recortes das respostas dos professores que ambos podem constituir uma visão dos processos de desenvolvimento em conjunto e que a escola precisa estimulá-los e conscientizá-los quanto a função da leitura e da escrita para a vida acadêmica e social. Tudo que envolve os alunos precisa ser levado em consideração, como habilidades, capacidades, competências, afetividade e emoções. É muito importante que o professor organize situações para que os conteúdos ocorram de maneira diversificada para atender as necessidades de cada um.