As universidades trabalham baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, ciente da importância deste tripé, mas dando ênfase à questão da extensão é que surgiu esse trabalho. O mesmo tem como objetivo analisar e relatar as experiências formativas vivenciadas por membros do Grupo Palavra Encantada. Esse projeto de extensão universitária da Faculdade de Educação de Itapipoca ocupa-se em promover a arte de contar e ler histórias para crianças pequenas desde 2008. A contação de histórias e a leitura literária nas instituições de Educação Infantil representam importantes ações para despertar na criança o interesse pela leitura, além de incrementar sua imaginação e criatividade sendo assim importante na formação dos pedagogos. A pesquisa indaga se as ações promovidas durante esse projeto enriqueceram a formação dos alunos do curso de Pedagogia da FACEDI. A pesquisa, qualitativa e de caráter exploratório, respaldou-se teoricamente em autores como Ana Carolina Perrusi Brandão (2011), Joana Cavalcanti (2004), Regina Zilberman (1997), Ligia Cademartori (2012) e Bartolomeu Campos de Queirós (2012). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada conduzida pelo objetivo de discutir os benefícios do Grupo Palavra Encantada para a formação inicial de pedagogos, observando-se os impactos da arte de contar e ler histórias para crianças. Foram sujeitos da pesquisa alunos bolsistas e ex-bolsistas do projeto. A análise aponta que o projeto vem contribuindo positivamente na formação dos envolvidos. Estes resultados expressam a relevância do projeto e a necessidade de sua continuidade, pois revelam a contribuição do mesmo para a formação em Pedagogia.