FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS

JOSCILENE ALVES DE SOUSA

Co-autores: ANA LUISA NUNES DIÓGENES e AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O ato de educar ocorre não somente na escola, mas em todos os espaços sociais que as pessoas estão inseridas. A família constitui um desses espaços essências para a formação dos indivíduos. Cientes desse fato surge este trabalho que constitui-se recorte de uma pesquisa monográfica e intenta discutir a relação entre a família e a formação leitora das crianças, percebendo a aquisição de saberes envolvida neste processo a partir do olhar de professoras da Educação Infantil e por meio de revisão bibliográfica que aponta essa questão como relevante. As motivações para esta pesquisa surgiram a partir do projeto de extensão Grupo Palavra Encantada, da Faculdade de Educação de Itapipoca, da Universidade Estadual do Ceará, voltado à formação docente na arte de contar e ler histórias para crianças. O artigo traz para cena à questão da importância da família ser parceira da escola na promoção da educação das crianças, de pais e mães serem incentivadores da leitura no espaço familiar. A temática justifica-se pela importância e necessidade de garantia de formação leitora das crianças nesse contexto social onde a infância se prende a jogos, televisão e computadores. A pesquisa configura-se como qualitativa e de caráter exploratório. Para coletar os dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa alunas bolsistas e ex-bolsistas do projeto. Para uma melhor analise dos dados contamos com teóricos como: Cavalcanti (2014), Queirós (2012), Rego (2003) entre outros. A análise reafirma o impacto positivo da participação dos pais no processo de formação leitora de suas crianças que pode ser desenvolvida através da arte de contar e ler histórias. Estes resultados expressam a relevante contribuição da arte narrativa na formação infantil e nos permite perceber que a parceria entre família e escola é essencial na formação do pequeno leitor.