A CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PREPARATÓRIAS DA XII OBB NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA

Co-autores: JOSÉ MAYKSON DE SOUSA LIMA, JOSIANO GONÇALVES DE CASTRO, JÉSSYKA MELGAÇO RODRIGUES e ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Um dos principais objetivos do PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é fazer com que o licenciando, no papel de bolsista de iniciação à docência (ID), tenha um contato direto com o seu futuro local de trabalho, ele proporciona a possibilidade de que o professor, em formação acadêmica inicial, adquira o máximo de experiência possível, ao estar vivenciando antecipadamente situações do ambiente escolar e a prática docente. O presente trabalho relata as reflexões de uma atividade de regência por ID realizada em uma escola parceira dos subprojetos do PIBID de Biologia da Faculdade de Educação de Itapipoca (PIBID-Bio/FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e a importância desta para a formação inicia do licenciando. Solicitada pelos supervisores do programa e professores da escola parceira, tinha como objetivo ministrar aulas preparatórias, conhecidas como "aulões", para alunos aprovados na 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e que participariam da segunda etapa desse evento que ocorre em todo o país. Foram divididos três grupos, cada um contendo cinto (05) ID, os quais teriam que abordar, em seus respectivos grupos, dois temas de Biologia, escolhidos de acordo com a frequência com que apareciam nas provas das OBB ocorridas nos anos anteriores. Para a realização dessa ação, foi feito anteriormente o planejamento das aulas, cujas temáticas eram Genética e Evolução. A pesquisa do conteúdo a ser tratado foi feita em artigos, livros, vídeos e web-blogs, para termos um embasamento teórico para abordar tais assuntos. A escolha das estratégias didáticas foi realizada de modo que se pudesse efetuar um processo de ensino-aprendizagem que facilitasse a compreensão desse conteúdo por parte dos alunos participantes. Assim, optou-se na metodologia de ensino a aula expositivo-dialogada, assim, à medida que fossemos expondo os conteúdos aos alunos, estes teriam a liberdade de intervi com questionamentos e colaborar com suas considerações acerca do assunto. As aulas foram bem proveitosas, pois podemos desenvolver: podemos perceber e superar as dificuldades de planejamento para uma compreensão mais satisfatória dos alunos; Equilíbrio entre tempo e conteúdo (analisados dentro do nosso planejamento); O contato com a escola (futuro campo de trabalho) no início da formação acadêmica, possibilitando reflexões acerca da profissão e os desafios a que serão submetidos no dia a dia. Assim, essa riquíssima experiência vivida através do PIBID, trouxe-nos a oportunidade de identificarmos com a profissão; e com isso, nos possibilitou um fortalecimento da aprendizagem da profissão como futuros docentes.