A MONITORIA ACADÊMICA COMO ATIVIDADE MOTIVADORA A INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

LUANA TEIXEIRA DE SOUSA

Co-autores: NORMA OLIVEIRA DE ALMEIDA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A monitoria acadêmica proporciona aos bolsistas o desenvolvimento de atividades que possibilitem experienciar à iniciação a docência no âmbito acadêmico em determinada disciplina. Ainda possibilita uma integração entre professor orientador, os estudantes da disciplina e o monitor resultando em troca de saberes visando a otimização da aprendizagem. De acordo com Haag et al., "A monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula". Nesse sentido, o aluno monitor exerce função de sanar dúvidas dos estudantes e com isso aprofundar seus conhecimentos corroborando em atividades que possibilitem vivenciar a docência em sua essência. A partir desse contexto, o objetivo dessa investigação é refletir a influência que a monitoria acadêmica exerce como motivadora para a iniciação a docência. Foram realizadas várias atividades de monitoria acadêmica em consonância com o plano de ensino da disciplina, no caso, Histologia e Embriologia Animal Comparada, e dentre estas se destaca: o auxílio aos estudantes na preparação de seminários, confecção de modelos didáticos e resolução de estudo dirigido. Durante esses encontros foi perceptível vivenciar a responsabilidade de conduzir uma turma de ensino superior contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. E também esclarecimentos de duvidas a respeito da realização das atividades propostas. Foi notável a importância de experienciar esses momentos em que foram necessários estudos para aprofundar os conhecimentos e ao mesmo tempo vivenciar a docência em sua efetividade em sala de aula. Dessa forma, a monitoria acadêmica configura-se como uma oportunidade para o aprimoramento da formação docente, em função da integração entre professor orientador e aluno monitor. Ambos interagem para o favorecimento do conhecimento e aprendizagem dos estudantes da disciplina. Ainda se constitui como uma iniciativa muito importante como motivadora à iniciação a docência pela oportunidade de ampliação de saberes e trocas de experiências que certamente contribuem para o desenvolvimento da práxis docente.