DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO REAL DA ESCOLA: SILÊNCIO QUE REFORÇA O PRECONCEITO

JOSCILENE ALVES DE SOUSA

Co-autores: AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR , BRUNO DE MESQUITA BARBOSA e LEIDE DAYANA CAPISTRANO DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O nosso país é formado por uma diversidade de pessoas com diferentes culturas, religiões, crenças etc. Diante desse cenário mestiço fazem-se necessárias reflexões sobre as relações entre esses indivíduos principalmente quando tratamos do tema da diversidade relacionada à questão da sexualidade. Conscientes da existência do tema transversal de orientação sexual no currículo das escolas e certos da importância do mesmo é que surgiu esse trabalho. O mesmo justifica-se pela importância da temática no contexto educacional que é cenário de grandes preconceitos com relação à diversidade de gênero. A pesquisa teve como objetivo geral realizar uma análise crítica sobre as práticas reais desenvolvidas nas escolas de ensino médio ao trabalharem com a temática de educação e sexualidade no dia a dia escolar. Diante disso, como objetivos específicos, a pesquisa orientou-se para: verificar de que forma os professores abordam a questão da sexualidade em sala e de que maneira esse trabalho contribui para formação dos estudantes. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários, foram sujeitos da pesquisa ex-alunos(as) e atuais alunos(as) do ensino médio da rede pública de Itapipoca. Contamos com suporte teórico que nos nortearam para a análise da temática, entre os autores podemos citar: Foucault (1988), Louro (2007) e Nogueira (2010).  As reflexões sobre os dados coletados apontam que os assuntos abordados nas escolas sobre sexualidade são limitados e não contemplam as dúvidas dos estudantes. Os mesmo contribuem para a formação dos alunos, mas ainda não contemplam os anseios dos mesmos. Essa situação aponta para a necessidade de mudança na abordagem sobre sexualidade no ambiente escolar.