Este trabalho aborda o impacto dos clássicos infantis na formação de crianças pequenas. Sabe-se, a partir da análise de autores como ZILBERMAN (2005), BETTELHEIM (1980), AMARILHA (1997) e COELHO (2000), dentre outros, que as histórias têm influencias marcantes no desenvolvimento do imaginário infantil, oportunizando diferentes modos de ver o mundo e de portar-se diante dele. Os clássicos infantis revelam valores humanos que apontam para o fato de que as práticas de contar ou ler historias tradicionais para crianças contribui para seu desenvolvimento moral, além de favorecer sua inteligência. Entretanto, este gênero literário tem encontrado, muitas vezes, uma barreira dentro da própria escola, tendo seu conteúdo alterado, modificado, ou até mesmo abandonado pela crença equivocada de que seja psiquicamente prejudicial para as crianças. É uma modalidade literária que nem sempre é oferecida, ou não é oferecida adequadamente, restando às crianças ficarem envolvidas quase que exclusivamente com atividades que trazem a imagem já pronta, que não demanda nenhum esforço da imaginação, tais como o uso de vídeos. Ao considerar esta problemática este trabalho objetiva discutir o impacto destes padrões mantidos utilizando estes contos na vida da criança. Esta discussão baseou-se em uma pesquisa bibliográfica que dialoga com algumas cenas vividas na primeira etapa da educação básica e com base no estudo de seis clássicos da literatura infantil, dentre eles Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e Branca de Neve. Destaca-se como resultado da investigação a fragilidade na incorporação pedagógica do conceito de literatura e as características dos contos tradicionais. Somado a isso, revela-se a necessidade de que se oportunizem aos professores de series iniciais situações formativas em que discutam o potencial dos clássicos infantis e construam estratégias efetivas para que atinjam as crianças. A expectativa com essas experiências é que haja uma conscientização e uma mudança na visão daqueles que desacreditam nos clássicos como ferramenta de formação e aprendizado na infância. Reafirma-se que este gênero literário influencia diretamente no desenvolvimento da imaginação, da linguagem da criança e de sua visão de mundo.