O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE PESQUISA E APRENDIZAGEM DOCENTE

FRANCISCO JEOVANE DO NASCIMENTO

Co-autores: NEIVA DAIANE CORDEIRO GOMES, YARA LARISSA PACHECO CRUZ, RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA e MARILENE RODRIGUES DA SILVA NOGUEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Este trabalho resulta de uma investigação observativa/participativa realizada como atividade obrigatória de estágio supervisionado, no curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). As ações referentes ao desenvolvimento dos trabalhos realizarem-se no semestre 2014.1, na disciplina Projeto de Conclusão de Curso, com estudantes do 7º semestre do curso de Licenciatura em Matemática. A execução das atividades ocorreu entre os meses de Abril e Agosto de 2014, durante o semestre letivo da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Objetivou-se analisar o conhecimento, os anseios e percepções dos futuros docentes em relação à importância da pesquisa em matemática, de forma que pudessem vislumbrar a relevância do professor/pesquisador na busca de um exercício mais qualificado da atividade profissional. O docente deve compreender-se enquanto ser individual e social, através das experiências cotidianas e vivências com profissionais mais experientes, em que a atividade docente pode constituir-se como fonte de transmissão de ideologias reprodutoras ou de desenvolvimento da percepção reflexivo/crítica. Através da observação participante e da revisão de literatura constatou-se que a formação não deve basear-se no conhecimento técnico e superficial de especialistas, mas embasada na realidade docente e nas práticas exercidas em sala de aula, mostrando a essencialidade da incorporação da pesquisa nas ações dos educadores, a fim de elencar subsídios que contribuam num exercício docente mais adequado as necessidades contemporâneas. No início das atividades observou-se as inquietações e indagações dos acadêmicos, mediante os constantes questionamentos relativos à pesquisa em Matemática, já que a maioria dos estudantes que cursavam a disciplina relatavam que durante o processo formativo não fora estimulada a tal prática. A apresentação das propostas de pesquisa, como atividade culminante da disciplina, resultou em um momento desafiante, já que grande parte dos acadêmicos demonstrou coerência, embora um pouco inseguros na explicitação das propostas investigativas a serem desenvolvidas, visto que não nascemos professor, vou me delineando profissional. O desenvolvimento dessa atividade contribuiu para mostrar que a prática investigativa em Matemática pode corroborar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências docentes que podem contribuir na melhora da práxis docente e no aperfeiçoamento de estratégias pedagógicas planejadas e adequadas a realidade que circunda a comunidade escolar, buscando um ensino-aprendizagem qualificado.