O PIBID COMO ESPAÇO CONTRIBUINTE NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

FRANCISCO JEOVANE DO NASCIMENTO

Co-autores: NEIVA DAIANE CORDEIRO GOMES, YARA LARISSA PACHECO CRUZ, RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA e JOÃO BATISTA RICARDO PINTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A aprendizagem prática do exercício docente ocorre na escola, lócus de atuação profissional, mediante as inconstantes situações, evidenciadas pela complexidade que norteia o cotidiano escolar. Nesse aspecto, o presente trabalho é resultante das vivências e experiências como bolsistas do PIBID no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú durante os anos de 2010 e 2014, constituindo-se como um dos focos de análise de uma dissertação de mestrado defendida em janeiro do corrente ano, junto ao programa de pós-graduação em educação da universidade estadual do Ceará. Partiu-se da hipótese que as experiências formativas diferenciadas contribuíram na formação inicial dos futuros professores, subsidiando-lhes na inserção profissional. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso qualitativo e como instrumentos da pesquisa a entrevista e a observação, além do caderno de campo como ferramenta de recolha de dados. Os sujeitos do estudo foram quatro professores de Matemática iniciantes que vivenciaram a experiência formativa do PIBID e que atualmente exercem a atividade docente, no qual utilizou-se nomes fictícios em adequação as questões éticas da pesquisa. Destaca-se que as ações executadas no âmbito do projeto representaram um momento oportuno de aprendizagem da profissão, através do planejamento e desenvolvimento de estratégias de ensino que contribuíram no arcabouço e delineamento do repertorio de ações dos docentes que vivenciaram tal experiência. Como aspectos positivos, resultantes da execução do estudo, elenca-se a aprendizagem prática da profissão, o trabalho colaborativo, o equilíbrio entre tempo pedagógico e conteúdo, as questões afetivas e disciplinares e como limitações a troca de coordenador de área, a mudança dos bolsistas, falta de apoio dos professores e da gestão em uma das instituições escolares em que os acadêmicos atuavam, além do pouco apoio na inserção profissional dos professores iniciantes. Os resultados evidenciaram a necessidade relativa a continuidades dos estudos e a busca por estratégias de ensino que remetam as necessidades dos educandos, no qual o docente busque qualificar-se em adequação aos seus anseios e necessidades pessoais/profissionais, em um processo de desenvolvimento profissional.