ANÁLISE DO CURRÍCULO FORMAL E REAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACEDI/UECE

BRUNO DE MESQUITA BARBOSA

Co-autores: JOSCILENE ALVES DE SOUSA e AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Com os avanços da sociedade contemporânea, cada vez mais complexa, fazem-se necessárias reflexões sobre a relação entre o homem e a natureza numa perspectiva abrangente que contemple os vários aspectos desta relação. Cientes da existência do componente curricular Educação Ambiental e com um olhar mais centrado nessa formação que ocorre no curso de Pedagogia da FACEDI que aborda a questão da relação entre o homem e a natureza é que surgiu esse trabalho. O mesmo tem como objetivo geral realizar uma análise crítica dos conteúdos programáticos e objetivos elencados na ementa desta referida disciplina e os conhecimentos assimilados pelos estudantes que a cursaram. Diante disso, como objetivos específicos, a pesquisa orientou-se para: verificar de forma qualitativa o aproveitamento dos alunos que cursaram essa disciplina e de que forma foram trabalhados os conteúdos ao decorrer das aulas. A pesquisa, qualitativa e de caráter exploratório, respaldou-se teoricamente em autores como: Guimarães (2007), Pnuma (2012), Grün (2007) e Freire (2005). Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, foram sujeitos da pesquisa ex-alunos(as) da disciplina de Educação Ambiental. A pesquisa em questão justifica-se pela relevância da temática na atual conjuntura social. As reflexões sobre os dados apontam que apesar da disciplina não conseguir alcançar todos os objetivos elencados ela contribui bastante na formação dos futuros pedagogos, proporciona momentos de reflexão e compreensão sobre o ambiente e o cuidado necessário com ele, além de orientar para o futuro trabalho docente desses pedagogos.