IDEB: PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MELHOR

CARLOS BRUNO PEREIRA MARQUES

Co-autores: AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O presente artigo visa difundir conceitos e informações essenciais para os envolvidos na prática pedagógica, além de fazer uma análise panorâmica dos últimos dados do IBEB. Nesse sentido, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implanta em 2007 um programa denominado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que visa acompanhar a evolução e qualidade da educação básica. Tal monitoramento é baseado em duas vertentes, a saber, o índice de aprovação dos alunos ao final do ano letivo e a média das notas obtidas nos exames realizados pelo Inep. Para monitorar as escolas de ensino fundamental dos municípios é aplicada a Avaliação da Alfabetização Infantil (Provinha Brasil) e para as escolas de ensino médio dos estados o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O estudo contou com pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica através dos autores renomados da área. Segundo SAVIANI (2007) o Ideb tem, indiscutivelmente, um caráter de política educacional, haja vista que age em prol da busca e resoluções de problemas encontrados que interferem na qualidade do ensino oferecidos por escolas das redes municipais e estaduais. Sobre a relevância do Ideb, NETO (2010) diz que é um meio essencial para que o estado e sociedade tome conhecimento da real situação da educação básica além de ser um indicador de qualidade educacional. Um dos principais objetivos é que em 2022, o Brasil alcance a média de 6 pontos (média dos países desenvolvidos) em seu sistema educacional. Em 2009, o senso da educação escolar apontou que os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) atingiu pontuação de 4,6 pontos, os anos finais (6º ao 9º ano) 4,0 pontos. O ensino médio (1º ao 3º ano) 3,6 pontos. Esses números melhoram consideravelmente em 2013, respectivamente sendo: 5,2; 5,4 e 3,7 pontos. A exposição desses dados a comunidade escolar evidencia a gestão democrática que é essencial na construção de uma educação melhor. Tendo em vista a necessidade dos profissionais da educação entender que as politicas educacionais se constituem em meios que o governo usa para trazer mais qualidade ao sistema de ensino, torna-se viável a exposição desse resumo. Com esse texto não se pretende esgotar essa discursão, mas, discorrer sobre a importância do Ideb, como política educacional para alcançar os objetivos previstos com as provas realizadas pelo Inep. Nesse sentido, fica clara a relevância das políticas destinadas à melhoria da educação básica.