Este artigo procura investigar e descrever os aspectos qualitativos na elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso técnico de nível médio na forma integrada em Mecânica no Instituto Federal do Ceará, campus Itapipoca. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, trabalhando autores como VEIGA (2002), GADOTTI (1994), MARQUES (1990) e LUCKESI (1998), seguida de uma pesquisa documental, uma vez que foi possível manusear o PPC da instituição para coleta de dados. Pode-se perceber que o PPC supracitado contém várias lacunas, a priori, em nenhuma parte cita o estudo dos direitos humanos como tratamento transversal e integradamente que deveria permear todo o currículo de acordo com resolução nº 02, de 30 de janeiro de 2012, que define as diretrizes para o Ensino Médio. Ademais, não contém a Língua Espanhola que deveria ser ofertada obrigatoriamente pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante, conforme especifica a lei 11.161/2005. Não há menção sobre o processo de envelhecimento que deveria ser abordado de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). Não há destaque, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher como deveria ser abordado, segundo a lei Maria da Penha (11.340/2006). Outro fator negativo perceptível é a duração do curso de 4 anos devido à falta de laboratórios para a prática, fazendo com que alunos se evadam. Há várias evidências de cópias integrais de PPC de outros campi, ou seja, não levando em consideração a realidade da comunidade local, eximindo-se assim da construção da identidade do curso.