O ensino de Física e de ciências como um todo tem se mostrado um grande desafio e um amplo campo de pesquisa, tendo em vista a busca de novas metodologias que contribuam para o processo de ensino aprendizagem. Uma dessas metodologias é o uso da experimentação, visto que ela associa a teoria estudada à prática. Nesse sentindo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver experimentos de baixo custo capazes de ilustrar as leis e teorias estudadas na disciplina de Física Geral. Para a realização do mesmo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre os assuntos que constituem as ementas das disciplinas de Física Geral para os cursos de Química e Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Feito isso, pesquisou-se e desenvolvendo-se as seguintes atividades práticas: Desporto de Orientação, Movimento Unidimensional e Movimento Bidimensional. Para a atividade de Desporto de Orientação, produziu-se um mapa da FACEDI e nove rotas com cinco vetores-deslocamento, cada uma. Para a realização desta atividade, divide-se a turma em grupos para que, com ajuda de uma bússola e um mapa, possam percorrer cinco vetores-deslocamento e calcular o módulo do vetor resultante. A atividade Movimento Unidimensional consiste em preencher uma proveta com óleo vegetal e gotejar uma solução aquosa de álcool etílico para formar uma gota que irá cair ao longo do eixo y (altura da proveta). Nesta atividade os alunos deverão calcular a velocidade média da partícula (gota) em diferentes intervalos de tempo para verificar se a velocidade é aproximadamente constante. Já o experimento Movimento Bidimensional, é feito soltando uma partícula (berlinde) do topo de um plano inclinado que está colocado em uma superfície lisa (como uma mesa), na qual apresenta uma certa altura em relação ao solo. Para esta atividade, deve-se cobrar dos alunos a análise do movimento da partícula ao descer a rampa (movimento bidimensional), a análise do movimento da partícula na superfície lisa (movimento unidimensional) e a relação existente entre a velocidade média da partícula no trecho unidimensional com a distância que a partícula cai no solo em relação à superfície lisa. Tem-se como perspectiva, a aplicação dessas atividades nas turmas de Química e Biologia da FACEDI e o desenvolvimento de mais atividades práticas para que possam ser aplicadas ao longo do andamento das disciplinas, para que cada conteúdo (lei ou teoria) visto nas aulas teóricas possa ser ilustrado por meio experimentos de baixo custo.