A Sistemática Filogenética é uma metodologia de classificação dos organismos que busca refletir a história evolutiva dos grupos e reuni-los com base no grau de parentesco filogenético. Os conceitos e técnicas de classificação filogenética são de difíceis compreensão por parte dos alunos, e até mesmo por alguns professores, pois estes conceitos nem sempre são discutidos e aplicados na educação básica. Diante desse desafio, este trabalho tem como finalidade relatar a criação e aplicação de uma atividade prática na disciplina de Sistemática geral e filogenia, como ferramenta para elucidar os conceitos fundamentais da sistemática filogenética, como por exemplo: pleisiomorfia, apomorfia, autoapomorfia, nó, e ramos. A prática utiliza como material exemplares de moedas, com valores monetários diversos, e o objetivo da mesma é a construção de um cladograma de espécies no qual as moedas são analogicamente relacionadas a espécies em evolução. Durante a aplicação, a turma foi dividida em grupos, sendo que cada um destes ficou com uma quantidade distinta de moedas. Os discentes foram estimulados a montarem um cladograma evolutivo das espécies (moedas), levando em conta as características de cada uma. As características apontadas pelos discentes tinham que ser visíveis em suas espécies, para que os outros grupos pudessem entender qual o nível de evolução de cada um, além de contar a história de como essas características surgiram e que fatores levaram as possíveis transformações nas espécies. Os cladogramas foram construídos, juntamente com a história evolutiva de cada grupo, e os alunos colocaram em prática os principais conceitos da disciplina de sistemática. Os discentes também foram estimulados a contar a história evolutiva dos grupos de espécies (moedas) representados no cladograma, e com isso também correlacionaram eventos biológicos evolutivos reais com o cladograma fictício. A atividade prática possibilitou que os discentes entendessem como aconteceram as mudanças ao decorrer do tempo com os seres vivos, e as principais características que foram perdidas, reduzidas ou adquiridas ao longo do tempo. Conclui-se que o desenvolvimento dessa atividade prática foi uma excelente estratégia didática no desenvolvimento da disciplina de sistemática, pois elucidou dúvidas e conceitos permeados antes durante toda a formação do discente de biologia, além de apresentar-se como uma estratégia que pode ser facilmente utilizada por eles quando forem ensinar essa temática para os futuros estudantes, como profissionais.