MONITORIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
MARIA MARILENE BANHOS NOGUEIRA
Co-autores: MARIA MARILENE BANHOS NOGUEIRA
Tipo de Apresentação: Oral
Resumo
- O relato de experiência refere-se ao Projeto de Monitoria, subprojeto Monitoria de Ciências Humanas, desenvolvido em turmas do 3° e 1°anos do ensino médio, na EEM Governador Adauto Bezerra, Fortaleza. A vivência pedagógica esteve sob a gestão da professora de sociologia e filosofia. A ação consistiu na orientação didática, dos conceitos básicos e referenciais teóricos utilizados no livro didático adotado na escola. O processo seletivo contou com aplicação de questionário aberto, observação em sala de aula e acompanhamento de frequência escolar. Os recursos metodológicos: exposição dialogada, depoimentos vivos, audiovisual, debate, pesquisa, músicas temáticas, cinema na escola, fiscalização de provas, correção de atividades, resolução de questões estilo Enem/vestibulares, colaboração no planejamento, gestão de sala de aula, etc. O relatório foi formatado, as ações avaliadas e auto avaliadas no processo, transformadas em ensaio de reflexão sobre o exercício da teoria/prática na escola. Dificuldades encontradas: carga horária para acompanhamento do projeto; desistências no processo; resistência inicial aos registros e relatórios. Os resultados obtidos com o projeto: monitor/a como facilitador/a da aprendizagem; exercício do protagonismo juvenil; senso de curiosidade sobre a pesquisa científica; valorização das licenciaturas; participação em eventos externos; decisão de optar por licenciaturas no ensino superior; etc. O exercício de pesquisa na escola deve ser orientado a seguir uma investigação rumo ao conhecimento para fortalecer ações pedagógicas curriculares e extracurriculares. Segundo Paulo Freire (2011), ensino e pesquisa se encontram no processo educativo, são "quefazeres" entrelaçados.