O presente trabalho trata-se de um estudo sobre as influências qualitativas da Filosofia Clínica na vida de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, por meio do acompanhamento individual no Projeto Diretor de Turma no 2º ano de Enfermagem e, da vivência no grupo de estudo em Filosofia Clínica Cócegas na Alma, no qual estuda os teóricos deste campo e fazem experiências terapêuticas coletivas no mesmo. Nosso objetivo geral é apresentar a Filosofia Clínica como um instrumento de práticas diligentes e profilática dentro do ambiente escolar. Sendo a escola um espaço de humanização que também perpassa pelo conhecimento de si, para o bom êxito desse processo, faz-se necessário considerarmos as infinitas possibilidades existenciais a partir da singularidade de cada pessoa. A pesquisa se deu através de estudo bibliográfico e de campo, com o uso de entrevistas como ferramenta de apuração de dados da vivência dos sujeitos submetidos às experiências com o método terapêutico da clínica filosófica, que tem como base as questões históricas e existenciais da contingencia humana. Nossos resultados se traduzem sobretudo pela importante contribuição na relação entre Filosofia Clínica e Educação no processo de formação educacional do pensamento em que destacamos sua ação profilática pela diligência encontrada nessa práxis.