GÊNERO E DIVERSIDADE A PARTIR DE UM OLHAR FILOSÓFICO: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO REFLEXIVO NA ESCOLA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS.

DAYANE EVELLIN DE SOUSA COSTA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

GÊNERO E DIVERSIDADE A PARTIR DE UM OLHAR FILOSÓFICO: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO REFLEXIVO NA ESCOLA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTUDOS.

Dayane Evellin de Sousa Costa[1]

A escola precisa ser um espaço amplo de debate sobre as questões de gênero e diversidade sexual, para tanto, é preciso que se adote uma perspectiva de autonomia dos indivíduos em seu pensar. Amparados pela aventura do pensamento onde se possa estabelecer uma crítica à normatização dos corpos e comportamentos construídos socialmente, será preciso reconhecer os conceitos relacionados, produzir dentro de sua própria experiência e fundamentação de seus conceitos e desenvolver uma atitude de diálogo frente as reflexões de si mesmo, da sua comunidade escolar e do mundo ao seu redor. Esse projeto tem como objetivo analisar a formação de um espaço filosófico na escola, para além do tempo destinado à disciplina em sala de aula, que possibilite a busca pela superação do senso comum, muito presente no ambiente escolar, sobre as questões de Gênero e Diversidade a partir da criação de um núcleo de estudos.

Palavras-chave: Educação; Gênero; Diversidade.

 


[1]Aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia (UFC). Professora da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Bolsista CAPES. E-mail : dayaneevellin11@gmail.com