É sabido que debates e discussões nas nossas salas de aula nem sempre ocorrem da maneira esperada, pois não são todos os estudantes que sentem-se à vontade para se expressarem frente aos colegas, e isso acontece por variados motivos, geralmente por timidez. Além disso, uma aula de 50 minutos torna-se insuficiente para desenvolver um debate com um maior número de alunos, fazendo com que na maioria das vezes, a discussão permaneça incompleta, ou que certos alunos fiquem de fora do debate. No ambiente virtual, o quadro muda de figura, não há limitação de tempo, a timidez tende a diminuir, a comunicação pode ser mais facilmente estabelecida, e ainda existirá a motivação midiática que será utilizada para a sensibilização dos temas a serem discutidos. Ou seja, o uso desse tipo de rede social apresenta-se como um recurso metodológico exterior à sala de aula, mas que oferece muitas ferramentas de colaboração para o diálogo e a experiência da filosofia que esperamos proporcionar aos nossos estudantes no nível médio de ensino. Nessa perspectiva, tem-se por objetivo mostrar que as redes sociais poderão atribuir à prática docente uma maneira diferenciada de se trabalhar a filosofia, onde é possível conciliar o mundo virtual com o mundo social e educacional.