FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS: POR UMA ARTICULAÇÃO PARA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA
Francisca Karla Ferreira de Queiroz*
No Brasil, a Constituição Federal (1988) institucionalizou os Direitos Humanos no país e, a partir de 2003, a Educação em Direitos Humanos tornou-se política pública. Diante disso, e em consonância com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, propôs-se a execução deste projeto interventivo, que se encontra em andamento, visando à promoção da Educação em Direitos Humanos na disciplina de Filosofia com vistas a destiná-la espaço e tempo específicos, de modo a garantir a oferta de uma formação filosófica comprometida com a construção de sujeitos autônomos e conscientes de seus direitos. Nessa perspectiva, assumiu-se a concepção de educação emancipatória de Theodor Adorno, pois se reconheceu que ela oferece fundamento crítico para se pensar a Educação em Direitos Humanos. Com esse intento, escolheu-se o método da pesquisa-ação, pois objetiva-se impactar a prática docente em sala de aula a partir da promoção de espaços educativos, especialmente oficinas pedagógicas, para os discentes da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges (Fortaleza- CE), que serão estimulados a representarem a realidade social, através da produção de materiais escritos e audiovisuais, de modo a possibilitar o confronto entre seus conhecimentos adquiridos em nível de senso comum e os conhecimentos produzidos sobre Direitos Humanos pela Filosofia.
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Filosofia. Direitos Humanos.
*Aluna do Mestrado Profissional em Filosofia (UFC). Professora da rede estadual (CE). Bolsista CAPES. E-mail: karlafqueiroz01@gmail.com.