"...NÃO SE DISCUTE": CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS E PRECONCEITOS NO ENSINO DE FILOSOFIA

JEFFERSON JOSÉ DE MENDONÇA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

"...não se discute": considerações sobre os desafios e os preconceitos no ensino de filosofia.

Hoje, estamos vivenciando um momento de crise educacional, política, religiosa e ética. Todos esses temas são pontos que fazem referência e contextualizam a essência da problemática filosófica. Assim, o debate, o enfrentamento e a resistência frente a intolerância, perseguição e medidas que tem o claro intuito de reduzir a capacidade de argumentação e debates democráticos se faz necessário e imperativo para o desenvolvimento da criticidade e da formação do indivíduo e do cidadão. Os ataques atuais contra a educação, contra a diversidade da área de  humanidades e emespecial a filosofia, é uma realidade vivenciada por muitos no cotidiano escolar e social, desde a pergunta "clássica" e em muitos momentos cheia de descrédito e ainda, cheia de malícia: "o que é filosofia?" Arraigada ao preconceito de que filosofia é sinônimo de loucura ou de posturas pejorativas, é preciso desmistificar e desconstruir as aparências e preconceitos que foram fundamentadas no achismo e no imaginário daqueles que não tiveram o contato com esse ferramenta. Portanto, esse trabalho tem como referência alguns episódios ocorridos em sala de aula que são importantes para a afirmação da luta e do trabalho de descondicionamento do que preconceituosa mente e politicamente é pensado sobre a filosofia, sobre o conteúdo e sobre o que a filosofia potencializa como argumentação crítica, analítica e problemática da vida e das relações humanas.

1.filosofia.2.enfrentamento.3.resistência.4.diversidade.5.problemática.

ho.zemendonca@outlook.com

Professor Jefferson José de Mendonça

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