O APORTE DO CINEMA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

FRANCISCO FABRÍCIO DA CUNHA ALVES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

O APORTE DO CINEMA AO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

                                           Francisco Fabrício da Cunha Alves

                                          E- mail: alvesbabrcio2@gmail.com

                                             Mestrando em Filosofia pela UFC

 

A presente pesquisa procura investigar as práticas metodológicas de ensino aplicadas à disciplina de Filosofia, no âmbito escolar do Ensino médio, fundamentadas na utilização de recursos visuais como fotografias, vídeos, documentários, pinturas e, em especial o emprego do cinema como ferramenta pedagógica. O relacionamento entre imagem retratada pelo cinema, saber e ensino-aprendizagem mostra-se, assim como o principal foco de abordagem desta pesquisa. Desse modo, busca-se determinar a utilização da imagem cinematográficas nas classes escolares, bem como as problematizações de caráter metodológico, teórico e epistemológico, defrontados pelos docentes de Filosofia do Ensino Médio, quando fazem uso destes recursos audiovisuais. E, por esse viés a questão norteadora que se presentifica para esse estudo é: Como utilizar as imagens cinematográficas do cinema e qual o seu papel em sala de aula desde uma perspectiva criativa e sensível para os discentes, no desenvolvimento de um saber escolar filosófico?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras chave: Cinema, Filosofia, Ensino