EDUCAR NA ESCOLA DE MASSA: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEOJakeline Mendes Braga1Genilson da Conceição Oliveira2O presente resumo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o processo educacional nas "escolas de massa", baseada na experiência das observações realizadas durante o estágio em Filosofia nas escolas públicas do ensino médio no estado do Ceará, onde a qualidade do ensino com relação as disciplinas da área de ciências humanas, principalmente a filosofia relaciona-se constantemente à um aprendizado técnico. Tendo como base os escritos da professora Lídia Maria Rodrigo, e suas considerações históricas a respeito do surgimento da escola de massa, como aquela que passa a atender a todas as classes da sociedade, contribuindo para uma ideia preconceituosa de que a educação pública perderia a qualidade. Assim, a partir do aumento do público, os profissionais da educação, de certo modo, vêem-se obrigados a modificar a linguagem e a metodologia para adequar à nova realidade, tornando o ensino invertido, da qualidade para a quantidade. O objetivo é colocar em discussão a grande dificuldade que os professores da área de ciências humanas encontram hoje para transmitir aos alunos o conteúdo de forma simples sem perder a essência principal das disciplinas, sobretudo a filosofia, já que todos têm o direito ao saber. A metodologia do nosso trabalho contou com a leitura das referências e com a experiência de estágio em escolas estaduais regulares e profissionais. Como resultados parciais dessa discussão, por meio das observações e intervenções nas aulas de filosofia, já se buscou incorporar na elaboração dos planos de aula, metodologias mais significativas que atraíssem a atenção do público no ensino médio, mas que não perdessem a essência do filosofar. Palavras chave: Ensino de filosofia. Escola pública. Crítica. Estágio. 1 Graduando do curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVAmendesbragaj@outlook.com2 Graduando do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVAgenilsonolive15@gmail.com