O ENSINO DA FILOSOFIA DA ARTE COMO DESCOBERTA DO PERFIL DO ALUNO SURDO

HAROLDO PEIXOTA DA JUSTA JUNIOR

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

O relato de experiência é situado na escola Bilingue (Libras /Português) para Surdo no Instituto Fillipo Smaldone na cidade de Fortaleza. Esse relato é a descoberta do perfil de alunos Surdos em uma aula, no ensino da Filosofia da arte por meio do uso de atividade lúdica onde os alunos de maneira espontânea demonstram seu perfil motivacional consequência de sua perspectiva subjetiva e do modo como o Surdo apreender as várias oportunidades ou conformidades que a sociedade lhe apresenta. A atividade denota os sentimentos ocultos do aluno Surdo em sua vida estudantil onde o docente pode organizar sua didática de ensino em filosofia para despertar no aluno a vontade de aprender e se desenvolver, e assim pode progredir não somente no conteúdo mais em sua vida humana e cultural, mas um questionamento  surge deste relato poderia ser, o que conheço de meu aluno Surdo? Quais suas perspectivas para o futuro?  A condição de possibilidade é apenas uma questão individual? Como pode ser o aprendizado do aluno Surdo em sua dimensão humana e social? O relato pretender levantar essas questões e discernir caminhos possíveis para o uso de recursos metodológicos de ensino mais atraentes e motivadores por meio da experiência do pensamento e da criação de atributos conceituais.