ENSINO. SOCIOLOGIA. FILOSOFIA. ENSINO MÉDIO. DISCIPLINA.

JOSÉ VALMIR GUIMARÃES DE OLIVEIRA

Co-autores: CARLOS HENRIQUE DA SILVA CANINDÉ, ALEXSANDRA BESERRA TORRES e FRANCISCO DE ASSIS CARNEIRO FILHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho instiga a discussão do ensino de sociologia, filosofia, artes e educação física, com foco nas duas primeiras disciplinas no Brasil atual frente às mudanças da Nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, numa tentativa de fomentar as ações da formação continuada de professores de sociologia, filosofia e demais disciplinas, bem como a produção de material crítico e de apoio para enriquecer a brigada dos professores de sociologia e filosofia frente à possível retirada da obrigatoriedade da disciplina de sociologia, filosofia, se a redação da Medida Provisória (MP) for implantada em sua integra. Unido a um grande coro de professores do Ensino Médio que advogam pela escola de qualidade fazem de suas disciplinas verdadeiros instrumentos para desenvolvimento de saberes e de competências para a ampliação da aprendizagem dos discentes destas disciplinas, em tempo de crise. Face a política atual do governo federal, as disciplinas de filosofia e de sociologia estão ameaçadas de serem trocadas por disciplinas cívico-militar, legitimando o retorno do tecnicismo.
Palavras-chaves: Ensino. Sociologia. Filosofia.
trabalho instiga a discussão do ensino de sociologia, filosofia, artes e educação física, com foco nas duas primeiras disciplinas no Brasil atual frente às mudanças da Nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, numa tentativa de fomentar as ações da formação continuada de professores de sociologia, filosofia e demais disciplinas, bem como a produção de material crítico e de apoio para enriquecer a brigada dos professores de sociologia e filosofia frente à possível retirada da obrigatoriedade da disciplina de sociologia, filosofia, se a redação da Medida Provisória (MP) for implantada em sua integra. Unido a um grande coro de professores do Ensino Médio que advogam pela escola de qualidade fazem de suas disciplinas verdadeiros instrumentos para desenvolvimento de saberes e de competências para a ampliação da aprendizagem dos discentes destas disciplinas, em tempo de crise. Face a política atual do governo federal, as disciplinas de filosofia e de sociologia estão ameaçadas de serem trocadas por disciplinas cívico-militar, legitimando o retorno do tecnicismo.