TERTÚLIA FILOSÓFICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

ROGEAN RODRIGUES SOUZA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

TERTÚLIA FILOSÓFICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autor: Rogean Rodrigues Souza

Contato: rogean.sophos22@gmail.com

 

Pensar num modelo educacional vivo e participativo deve ser um dos grandes objetivos da educação enquanto meio, por excelência, de análise e reflexão da realidade. O relato de experiência versa sobre o projeto "Tertúlia Filosófica" como possibilidade de tornar o meio educacional um lugar de pleno debate sobre diversas questões sociais contemporâneas, permitindo uma reflexão sobre diversas problemáticas e os meios possíveis de atuação social, sobretudo, do educando frente a elas e uma apropriação efetiva por parte de todos os participantes. A "Tertúlia Filosófica" trata-se de um encontro periódico no contexto escolar reservado à discussão de temas em que se cruzam opiniões, compartilham-se ideias em busca de difusão cultural e amor à sabedoria. Esse evento gira em torno de uma mesa de debate composta por: Um educando, um pai ou mãe, um representante da sociedade civil e um educador. Com essa formação busca-se uma interação entre todos que compõem o contexto escolar. Músicas e poesias também fazem parte do espaço, estas ilustram o momento do sarau no qual o público se expressa ou se manifesta artisticamente de forma contextualizada com o tema em discussão. Além do sarau, a plateia participa efetivamente de toda a programação mostrando opiniões nas "Ideias preconcebidas" que abrem sempre o espaço de cada palestra e no fim com o "Espaço aberto" no qual é reservado a perguntas, questionamentos e contribuições.

Palavras-chave: Tertúlia filosófica; Metodologia ativa; Ensino de filosofia.