Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre o ensino de filosofia no ensino médio com base nas experiências vivenciadas durante as disciplinas de estágio supervisionado em filosofia, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral- Ce). A partir da afirmação de Pimenta (2006), do estágio como teorização da prática docente, apresentou-se o estágio não somente como uma disciplina que ensina a dar aula através da prática, mas que a formação do professor perpassa pela reflexão dos elementos que a constituem. Por isso, a metodologia durante as aulas teóricas na universidade unia a leitura da bibliografia relacionada sobre o estágio e o ensino de filosofia, como se experimentava possíveis recursos didáticos para tornar o ensino de filosofia mais significativo para os alunos (RODRIGO, 2009). Assim, priorizando uma formação pedagógica do professor de filosofia (MATOS, 2013), que não se limite a uma formação que priorize métodos da mera transmissão de conhecimentos filosóficos, incentivava-se a produção de planos de aula para as intervenções nas escolas, refletindo os elementos pedagógicos que constituem a docência, tais como a avaliação e metodologias ativas, ao passo que se aplicava as diretrizes do ensino de filosofia propostas pelo PCN, entendia-se a aula de filosofia como produção de conceitos, como propõe Gallo (2012). Como resultados parciais alcançados, notou-se durante os três estágios, maior envolvimento dos alunos na reflexão não somente acerca do ensino de filosofia, mas relacionadas à prática docente, fortalecendo o compromisso da filosofia com a formação do sujeito como um todo.