Resumo:
Visando aproximar os estudantes da rede básica com a Filosofia, foi criado na Escola de Ensino Médio Elza Goersch, no município de Forquilha, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID/UVA, o projeto Ágora Elza. Onde, os estudantes trabalharam a produção de um jornal relacionando-a com a Filosofia. O projeto contou com três edições e cada edição correspondeu a uma série, gradativamente. A segunda edição do jornal que teve como tema de abordagem o Empirismo foi realizada pelas turmas dos 2° anos. O mesmo teve início no mês de maio de forma expressiva e didática. Para uma maior comunicação e divulgação do projeto, foi criada uma página na rede social do Instagram para informar aos alunos sobre as produções, tendo em vista que os mesmos costumam usar com bastante frequência esta rede social. Este trabalho teve como objetivo incentivar o protagonismo dos jovens daquela escola na disciplina de Filosofia buscando cada vez mais a aproximação deles para com o filosofar. Para a realização do projeto, criamos uma lista de inscrição na qual os alunos poderiam se inscrever em uma ou mais modalidades, tais como: poemas, quadrinhos, curiosidades, entrevistas, pensamentos, dicas de filme e leitura com base no tema empirismo. Tal atividade foi realizada no decorrer do mês de maio, com encontros semanais. Ao concluir a produção de materiais, os alunos apresentavam suas produções que foram digitalizadas, impressas e enfim, divulgadas no pátio da própria Escola. Os resultados obtidos foram além do esperado para os alunos e todos os integrantes que participaram dedicadamente no projeto. Pode-se concluir que os estudantes foram receptivos com relação ao projeto, demonstrando bastante interesse em manifestar os conhecimentos filosóficos, nas mais variadas formas de expressão e, portanto, houve um bom rendimento do conteúdo e aproveitamento da temática do empirismo pelos envolvidos no projeto.