O ensino de filosofia nos anos tanto iniciais quanto finais do fundamental promove grande impacto na vida do estudante. Tal afirmação toma por base o trabalho realizado na Creche Escola Espaço vida. Lá os alunos têm oportunidade de ter os primeiros conceitos filosóficos introduzidos no seu pensamento desde o primeiro ano. Evidentemente o processo de ensino-aprendizagem acontece de forma adaptada a compreensão dos estudantes dentro de suas faixas etárias. Quando o aluno chega ao fundamental dois ele se encontra já estimulado por questionamentos que lhe foram apresentados anteriormente e consegue desenvolver uma capacidade crítica ímpar. Pretendemos nesse relato de experiência mostrar como o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos já estimulados precocemente reverbera com alto padrão de desempenho nos anos finais do fundamental. Esse desempenho aprimorado não acontece somente na área de humanas, mas também nas áreas de ciências, matemática e literatura. A capacidade de colacionar assuntos faz com que a interdisciplinaridade seja uma premissa na mente nos alunos, e eles fazem isso de forma corriqueira. No desenvolvimento da exposição vamos oferecer exemplos de como isso ocorreu em algumas turmas. E como uma aula diferenciada precisa ser desenvolvida pois leva em conta as habilidades dos alunos em participar ativamente do processo de ensino aprendizagem de modo que não se sintam enfadados. A participação dos alunos durante a aula é sempre marcante, por isso uma aula expositiva dialogada é atravessada com muitos questionamentos, reflexões e apontamentos que emergem dos alunos que correlacionam temas variados, é isso que compreendemos como experiencia inteligente.