A IMPORTÂNCIA DO PROJETO ÁGORA ELZA COMO MATERIAL DIDÁTICO

JOSÉ MICHAEL ROBSON NOBRE DE OLIVEIRA

Co-autores: FRANCISCA KAROLINE SILVA DE PAULO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O projeto Ágora Elza originou-se na Escola de Ensino Médio Elza Goersch, localizada no município de Forquilha no estado do Ceará, surgiu por iniciativa da supervisora, juntamente com os bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do subprojeto da filosofia. Propôs-se um jornal didático sobre conteúdos filosóficos que incentivem não apenas a escrita, como também habilidades artísticas, o senso crítico. O jornal possibilita também, cultuar o contato direto entre bolsistas e alunos. O projeto dividiu-se em 3 edições, dirigidas as turmas de 1°, 2° e 3° anos. Nas edições, destacam-se as modalidades em que os alunos tiveram mais afinidade, conforme suas aptidões. Dentre elas: mapa mental, poemas, charadas, piadas, caricaturas, biografias, curiosidades, dicas de filme, dicas de série, resumo de livro, charge, tirinha e citação filosófica. Desse modo, os discentes podem aperfeiçoar suas habilidades, mas também corrigir sua escrita, trabalhando a sua proficiência sobre temáticas filosóficas como: o surgimento da filosofia com os sofistas na 1° edição, o empirismo de John Locke e David Hume na 2° edição e o existencialismo de Sartre, Kierkegaard e Simone de Beauvoir na 3° edição. No final de cada edição, ocorreu a publicação de cada edição, eventualmente com um momento solene na escola, com música e lanche. Evidenciando desse modo, tal experiência na prática, os bolsistas comprovaram através de um material didático, um método dinâmico, com base no protagonismo, isto é, o projeto busca despertar o interesse dos alunos pela filosofia.