A EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO ANTROPOLÓGICA ENTRE PROFESSOR E ALUNO

FRANCISCO MAIRTON LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A Educação como Formação Antropológica Entre Professor e Aluno

 

A fim de inicialmente tentar correlacionar as relações entre estudante/professor sobre as perspectivas das referências bibliográfica nas quais me enriqueci por leitura e observação, cogitei por dias como deveria iniciar tal pensamento correlativo, a introdução e desenvolvimento dessa análise parte primeiro de uma problemática de minha parte sobre visar de um professor em sala de aula. Introduzir verbo na qual tem como formação etimológica em latim da união de intro(dentro) e ducere(conduzir), introducere (ou um conduzir para dentro), sobre isso é notório um papel de um professor como aquele que internaliza o mundo nas pessoas a partir de conceitos, isso não é diferente entre a relação professor/aluno, o professor comparativamente realiza-se no âmbito escolar através da sua visão acadêmica do mundo(como o antropólogo faz) enquanto que os alunos são analogamente como os nativos na qual Malinowsky estudou. O professor coleta os dados de peculiaridades de cada aluno através de uma análise de seus comportamentos, carga cultural, corpo, e forma que articula os conceitos apresentados, neste caso o professor se aproxima contextualmente dos alunos sempre com o intuito ético de entender e respeitar, pois tido como o que conduz para dentro, traça um aspecto de autorreflexão.