ÁGORA ELZA: PROTAGONISMO JUVENIL E FILOSOFIA

DENISE RODRIGUES DO NASCIMENTO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

O jornal Ágora Elza é uma atividade do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UVA na área de Filosofia. Seu objetivo é promover, a partir de experiências de ensino em sala de aula no Ensino Médio, o protagonismo juvenil e a compreensão da aplicabilidade da filosofia no cotidiano. Sua pertinência se justifica em virtude de observações de bolsistas do PIBID de que os estudantes não compreendiam suficientemente os textos filosóficos nem sua utilidade no cotidiano. Para superar tais dificuldades, utilizou-se como método a realização de um jornal, denominado Ágora Elza. Assim como a ágora na Grécia Antiga era praça pública utilizada para debater questões pelos cidadãos livres, também o jornal seria, na Escola Elza Goersch, donde vem parte de seu nome, um espaço de debate em que os estudantes poderiam se expressar. O desenvolvimento da atividade teve como etapas o planejamento, a divulgação nas salas de aula para que os alunos soubessem do que se tratava a ação, o recrutamento, pelo qual o estudante se inscrevia na modalidade que desejasse (desenho, poema, citações filosóficas...) e a produção de textos pelos discentes, os quais eram orientados pelos bolsistas para que tivessem o cunho filosófico desejado. Como resultado, foram produzidas três edições do jornal. Os temas respectivamente foram, filosofia pré-socrática, empirismo, existencialismo.