FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, BARREIRAS A SEREM TRANSPASSADAS

FRANCISCA LEILIANE SAMPAIO BARROS

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

O ensino de filosofia, como já é sabido, é uma prática milenar, desde o "espanto" até os pensamentos mais elaborados nas mais diversas áreas de conhecimento (física, matemática, astronomia, etc.), de Tales de Mileto aos filósofos contemporâneos o percurso é riquíssimo .No meio escolar (no ensino regular) esse desenvolvimento não está sendo tão amplo, pois existem muitas barreiras a serem transpassadas, desde questões governamentais, principalmente no  cenário atual, até a abertura das próprias coordenações escolares. O espaço para filosofia além da sala de aula é quase inexistente, mesmo não aprofundando a filosofia em si (como fazemos no meio acadêmico) uma hora aula por semana deixa muito a desejar, o conteúdo fica "quebrado", a dinâmica da aula não é a das melhores, oficinas então é uma missão impossível. Por exemplo, nos dois anos que fui bolsista do PIBID só foi possível a aplicação de dois projetos e com muita dificuldade (questões de horários, espaço e aceitação da própria escola) Semana de Filosofia e Cine Libertário.