ANALFABETISMO FUNCIONAL

JOSÉ JOSIMAR PINHEIRO MOTA

Co-autores: JOSÉ JOSIMAR PINHEIRO MOTA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

ANALFABETISMO FUNCIONAL: O PAI DA IGNORÂNCIA MASCARADA  

Venho oferecer através desta inquietude, uma reflexão sobre o que se entende por analfabetismo funcional, e ao mesmo tempo provocar discussões sobre qual a contribuição da filosofia no ensino médio para minimizar o tal problema. Percebe-se que estamos vivendo em meio a uma chuva torrencial e constante de informação. Porém epistemologicamente falando, informação não é tratada como conhecimento. Pesquisas mostram que no Brasil atual, muitos leem e escrevem, mas, poucos compreendem o que leem e até mesmo o que escrevem. Como professor de Filosofia da EEMTI - Vicente Antenor Ferreira Gomes no município de Miraíma - CE. Utilizo como prática em sala de aula, abordagens semanais sobre essa temática, destinando parte dos conteúdos das aulas de filosofia ao exercício da dúvida, do questionamento e da busca sistemática pelo um sólido conhecimento. Nesta oportunidade venho ao I Encontro Cearense de professores de filosofia, abordar o referido assunto, o qual sinaliza nos levar ao descaminho intelectual e nos provoca a enfrentá-lo no âmbito docente visando formar indivíduos racionalmente críticos, lógicos e argumentativos.