INTRODUÇÃO À FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PENSAMENTO MEDIADA POR HEIDEGGER E A QUESTÃO DA TÉCNICA

RAIMUNDO WAGNER GONCALVES DE MEDEIROS GOMES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este relato traz uma experiência de ensino de filosofia vivenciado na Escola de Ensino Médio Wilebaldo Aguiar, na cidade de Massapê, estado do Ceará, no início do ano letivo de 2019. Aqui será apresentado como foi lecionado o conteúdo de introdução à filosofia a partir do texto de Heidegger, A questão da técnica. Para tanto o relato está disposto em duas partes. Na primeira apresento as razões pelas quais reestruturei o currículo transferindo o conteúdo de introdução à filosofia para o 2° ano, ao invés de ser lecionado no 1° ano como era feito outrora. Na segunda, demonstrarei a pertinência do texto de Heidegger para introduzir o tema, a despeito da densidade de sua obra, mostrando que o contato do aluno com o pensador é um caminho pedagógico que pode conduzi-lo numa experiência com o pensamento.