DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO: A FILOSOFIA NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

SUELEN PEREIRA DA CUNHA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Desafios do ensino de filosofia nos diferentes níveis de ensino: a filosofia no contexto dos Institutos Federais.

Ma. Suelen Pereira da Cunha[1]

Email: suelenldp2011@gmail.com

 

Os Institutos Federais são reconhecidos por sua educação profissional e por não oferecerem apenas uma modalidade de ensino, de maneira que nos Institutos se encontram: educação básica, com o ensino médio e técnico; ensino profissionalizante, como os cursos técnicos concomitantes e subsequentes; ensino superior: com os cursos de licenciatura, bacharéis e tecnológicos, e cursos de pós-graduação: tanto lato sensu e stricto sensu. No contexto da diversidade de cursos e níveis que se encontram nos Institutos, objetiva-se refletir sobre como se dá o ensino de filosofia em seus diferentes níveis, bem como os desafios encontrados pelos professores, dado que, costumeiramente, só há um profissional de ensino de filosofia em cada campus, o que significa que este profissional reúne toda a demanda das disciplinas de filosofia e suas áreas específicas.


[1][1] Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará - Crateús. Coordenadora do projeto de Pesquisa: Verdade e retórica na atualidade: o esvaziamento da verdade e suas consequências. Coordenadora do projeto de extensão: Gingando com a filosofia.