Desafios do ensino de filosofia nos diferentes níveis de ensino: a filosofia no contexto dos Institutos Federais.
Ma. Suelen Pereira da Cunha[1]
Email: suelenldp2011@gmail.com
Os Institutos Federais são reconhecidos por sua educação profissional e por não oferecerem apenas uma modalidade de ensino, de maneira que nos Institutos se encontram: educação básica, com o ensino médio e técnico; ensino profissionalizante, como os cursos técnicos concomitantes e subsequentes; ensino superior: com os cursos de licenciatura, bacharéis e tecnológicos, e cursos de pós-graduação: tanto lato sensu e stricto sensu. No contexto da diversidade de cursos e níveis que se encontram nos Institutos, objetiva-se refletir sobre como se dá o ensino de filosofia em seus diferentes níveis, bem como os desafios encontrados pelos professores, dado que, costumeiramente, só há um profissional de ensino de filosofia em cada campus, o que significa que este profissional reúne toda a demanda das disciplinas de filosofia e suas áreas específicas.
[1][1] Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará - Crateús. Coordenadora do projeto de Pesquisa: Verdade e retórica na atualidade: o esvaziamento da verdade e suas consequências. Coordenadora do projeto de extensão: Gingando com a filosofia.