REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE DO ENSINO DE FILOSOFIA.

ANDRE DO NASCIMENTO FERNANDES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O trabalho analisa questões relacionadas ao ensino de filosofia direcionado aos alunos surdos, assim como expõe os principais desafios dos professores ao se deparar com essa realidade pouco estudada e comentada no âmbito acadêmico. O estudo buscou apontar a influência da libras no ensino de filosofia para os estudantes surdos,assim como a relação professor-aluno especificamente em relação aos alunos surdos, e também a uma reflexão sobre o ensino de filosofia focado nesse mesmo público. Há uma explicação a respeito de quem é o aluno surdo e quais são suas especificidades, posteriormente refletindo sobre a relação entre professor-aluno no interior de uma escola acessível e , por fim, uma reflexão sobre a aula de filosofia tendo como foco o público surdo. O texto foi construído com auxilio LIBRAS? Que língua é essa , assim como as experiências de sala durante o estágio em uma escola acessível a comunidade surda. Espero que esta pesquisa forneça esclarecimento necessário para compreender a importância de pensar a filosofia acessível a todos.