DIÁLOGO: ELEMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA

FRANCISCA EVANICE MOURÃO LIMA DE SOUSA

Co-autores: MOISÉS ROCHA FARIAS
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Diálogo: elemento de aprendizagem no ensino de filosofia

O diálogo viabiliza a manifestação de pensamentos de maneira linear. Desse modo, o diálogo é enfatizado neste artigo como elemento de aprendizagem no ensino de Filosofia, pois acredita-se na influência da comunicação, como forma de se obter êxito na aprendizagem, além de contribuir para formação crítica e reflexiva. Os autores que respaldam tal estudo são Alro e Skovsmose (2010), Freire (1987) e (1996), Goulart (1987) e Morin (2003). O estudo configura o aspecto de emancipação decorrente do diálogo, pois visa na sua essência à aprendizagem. Por meio deste estudo sugeri-se, uma prática dialógica no âmbito do ensino de Filosofia, pois é notório seu caráter interrogativo e problematizador. Em suma, o diálogo é apresentado como metodologia de ensino da Filosofia, considerando uma proposta dialógica por meio de textos filosóficos, frases, imagens, notícias ou músicas que possam suscitar o diálogo em sala de aula, seja para introduzir um conteúdo, desenvolver ou chegar a uma conclusão a partir de uma abordagem conceitual. Sendo assim, é possível constatar o grau de universalidade que o diálogo reflete na medida em que se torna uma metodologia acessível e eficiente, pois promove a interação e consequentemente troca e construção de conhecimento.

Aprendizagem; Diálogo; Filosofia.

Francisca Evanice Mourão Lima de Sousa, Especialista em Metodologia do Ensino da Filosofia e Sociologia; Licenciada em Filosofia. Professora na Rede Estadual de Educação do Ceará

evanicemourão@gmail.com