A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FERRAMENTA DE COMBATE A EVASÃO NAS AULAS DE FILOSOFIA DO CURSINHO UECEVEST

ALDENIR COSTA DA SILVA JÚNIOR

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

A interdisciplinaridade como ferramenta de combate a evasão nas aulas de filosofia do cursinho UECEVEST

            Na educação brasileira atual, o ensino de filosofia passa por inúmeras dificuldades. No que diz respeito ao contexto das aulas preparatórias para o vestibular oferecidas por cursinhos, grande parte dos alunos decide manter o foco apenas naquelas disciplinas entendidas por eles como sendo as mais úteis para a sua aprovação. Diante disso, as aulas de filosofia sofrem uma imensa evasão, uma vez que os estudantes não conseguem em um primeiro momento enxergar a importância vital dos conhecimentos filosóficos para um bom desempenho nas suas provas, e sobretudo nas suas respectivas redações. Foi possível observar então, que, realizar aulas de forma conjunta com professores de outras disciplinas foi de grande valor para esclarecer aos alunos que os assuntos tratados pela filosofia de forma alguma são limitados e se encerram nela mesma. Devido ao caráter extremamente abrangente dos conceitos filosóficos, é perfeitamente possível e benéfico se utilizar de momentos de diálogo com disciplinas como História, Sociologia, Literatura e Geografia. Esse trabalho interdisciplinar acaba por se tornar uma via de ajuda mútua, na medida em que as outras ciências possuem, nesse diálogo com a filosofia, uma oportunidade de terem seus conteúdos mais aprofundados a um nível teórico, enquanto que a própria filosofia passa a ganhar valorização e a não mais ser vista como algo que requer pouca atenção dos alunos. Fica assim evidente que a interdisciplinaridade é uma eficiente ferramenta para enriquecer o ensino de filosofia e levar os estudantes a desenvolverem um real interesse pela apreensão dos conteúdos filosóficos, o que reflete em uma redução da taxa de evasão durante as aulas.